Publicado por: Rodrigo | outubro 15, 2009

Matraqueando, Blog de Viagens

Holanda, passeio da jornalista

Holanda, passeio da jornalista

Por Marcela Zini

Em abril de 2006, quando estava na Espanha iniciando o doutorado de Psicologia da Comunicação, a jornalista Silvia Oliveira criou o Matraqueando, blog no qual ela escreve sobre viagens. “A ideia nasceu da minha intensa vontade de compartilhar com o universo as maravilhas que uma viagem pode proporcionar”, diz.

A jornalista fala que “a liberdade da ferramenta foi fundamental na decisão”. O blog é hoje  uma instrumento em que há dialogo aberto com os internautas. Foi por este motivo que Silvia decidiu criar o blog. “Eu só passei a tê-lo porque ele dá esse feedback do leitor. É necessário ser democrático, saber escutar, ter elegância na hora de responder”, afirma ela.

O objetivo do Matraqueando é a informação de destinos turísticos, como: para onde ir, o que fazer, contar histórias pessoas, relatar o lado bom e ruim de uma viagem. Silvia também é mestre em turismo, procura sempre debater as ideias e polêmicas que envolvem o fazer turismo no Brasil e no mundo, o que torna o blog informativo e reflexivo ao mesmo tempo.

O site permite que jornalistas ou qualquer pessoa que queira montar um blog seja dono de uma ferramenta de comunicação, a não ser que esta seja de uma organização ou empresa. Com esse instrumento na mão, Silvia costuma dizer que tem um meio de comunicação.

Como veículo de comunicação, o blog busca se identificar com o seu público e isso é feito a partir do ponto de vista do blogueiro com o seu leitor. “Um blogueiro pode através de estratégias discursivas apresentar a verdade ou dissimular interesses, assim como a imprensa. O diferencial está no fato de que blogs são conversas ao pé do ouvido, sem censura prévia”, enfatiza Silvia.


Deixe um comentário

Categorias